top of page

Renascimento, o Batismo!

As águas do batismo estão prontas! Quantas vezes elas estiveram nos aguardando, mas por um motivo ou outro “decidimos” que não era o momento. Sabemos que tal atitude demanda certeza, afinal, nossa vida nunca mais será a mesma, responsabilidade, determinação, e até mesmo mudanças farão parte de nós a partir do batismo. Por isso o definimos como RENASCIMENTO.


Batismo Hermom | 1° Semestre

Esse não é um texto de passo a passo, ou um tutorial para batismo, mas queremos ajudá-lo nessa decisão, esclarecendo o que pensamos sobre, como a igreja de Cristo. Cremos que antecedendo a decisão do batismo no nosso coração três coisas são fundamentais:


1 — Ouvir

A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Por isso acreditamos que para ser batizada devemos ter consciência desse ato de fé, ato que acontece após termos ouvido a Verdade.


2 — Crer

Em Atos 8:36, vemos a história do Etíope, o oficial responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Um anjo do Senhor disse a Filipe para partir ao encontro do tal oficial que estaria numa estrada no deserto. Assim que o encontrou, o mesmo lia Isaías 53:7,8, porém, não compreendia. Filipe então, explicou a ele os mistérios do evangelho, anunciando as boas novas a respeito de Jesus. No caminho, chegaram a um lugar que tinha água. O oficial então pergunta: “O que me impede de ser batizado?”. Filipe então disse: “NADA o impede, se você CRÊ de todo o seu coração”. Portanto, depois de ouvir, crer é o segundo passo para decidir-se pelo batismo.

Não apenas crer nos milagres que Jesus realiza, mas, que Ele vive e reina eternamente. Em Marcos 16:15 diz: “quem crer e for batizado será salvo, porém, quem NÃO CRER será condenado”.

Logo, o batismo não é um pré requisito para ser salvo, mas acompanha aquele que crê.


3 — Arrependimento

Depois de OUVIR e CRER, vem o ARREPENDER-SE. Em Mateus 4:17, no início do ministério de Jesus, Ele começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”. Essa palavra “arrepender”, vem de METANOIA, se originou a partir do grego "METANOEIN". O verdadeiro significado disso não é o ato de se ajoelhar, chorar, etc. e sim significa MUDANÇA DE MENTE, dar meia volta, mudar de rumo, mudar a mente. Portanto, Jesus diz para mudarmos nossa mente, mudarmos nossa perspectiva, pois o reino dos céus está próximo… Quer dizer que, de agora em diante nosso olhar será através de Jesus, nossa perspectiva de vida não está mais baseada no governo dessa terra, mas agora vivemos o governo do céu!


Esse reino já chegou para nós, e hoje temos a oportunidade de olharmos o mundo com outro olhar, o olhar de Jesus. Isso é o que chamamos de NASCER DE NOVO. Se arrepender, é nascer de novo. Quando pensamos nisso, lembramos da passagem em João 3:3, que Jesus diz: “quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus”. Nicodemos então, fica confuso: "Como assim nascer de novo"? Jesus explica de forma simples, que os seres humanos podem gerar vida humana, mas somente o Espírito dá a vida espiritual. Em um parto, por exemplo, quem sente dor é a mãe, quem gera é a mãe, quem está nascendo não faz nada. É assim conosco também. Jesus já fez tudo, nós apenas abrimos nosso coração para o Rei entrar e nascemos de novo para uma nova vida, agora em Jesus.


O batismo é como um selo de fé em nossas vidas, uma decisão pessoal que tem um impacto enorme, muito maior do que os nossos olhos podem ver. O apóstolo Paulo, em suas sábias palavras na carta aos Colossenses 2:11-12, diz: “Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não por uma operação física, e sim espiritual, na qual foi removido o domínio de sua natureza humana. No BATISMO, vocês foram sepultados com Cristo e com ele foram ressuscitados para uma nova vida por meio da fé, o grande poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos Mortos”. Paulo quer dizer que no Velho Testamento, os judeus tinham a circuncisão humana, mas agora na nova aliança, no novo testamento, a circuncisão é feita no coração, vista simbolicamente no batismo! Isso é incrível! É um novo começo.


Para terminar, é importante que você saiba que existem três batismos na vida cristã.


O primeiro, é chamado batismo em Jesus, que é a conversão. O entendimento que Jesus é o nosso Senhor e Salvador.


O segundo, é o batismo nas águas, um ato de fé e amor.


Por último, e não menos importante, o batismo no Espírito Santo, que é quando o próprio Espírito passa a habitar em nós e cada dia sermos mais parecidos com Jesus. O resultado disso são nossos frutos, veja quem você era há tempos atrás e compare com o presente. Há mudanças? Seu caráter está mais parecido com o de Jesus? Você tem tido intimidade com o seu Pai? São perguntas que só você e quem está a sua volta pode dizer. Lógico que não podemos esquecer que desde que o Espírito está em você, Ele também se move através de você, nos dons do Espírito. Devemos buscar esses dons, pedir ao Pai.

Pode ser o falar em línguas, a cura de enfermidades, profetizar, amar e espalhar as boas novas de Jesus para todos a sua volta e muitos outros.


Sempre bom lembrar que depois do batismo, você não estará limpo porque vai fazer tudo certo, isso é impossível, porque somos seres humanos. Você estará limpo porque Ele te limpou, e somente através de JESUS somos limpos. Não porque somos bons, santos e certos, mas, porque ELE É.


73 visualizações0 comentário
bottom of page